Privacidade Digital
Privacidade digital é um dos pontos principais dentro da nossa vida conectada, e isso é tão importante quanto lembrar de trancar a casa quando sair.
O NerdTech desta semana abordou o tema de Autodefesa Digital (link no post). Como podemos nos proteger de possíveis imprevistos como roubos, percas de senha, ataques e golpes. Esse assunto tem sido catapultado nas ultimas semanas por conta de grandes casos de roubo de celulares no Brasil, não para vendê-los, mas sim para roubar os dados bancários dos usuários! Dois podcasts que também trataram desse assunto na ultima semana foram o Área de Transferência e o MacMagazine no Ar (links no post).
Por conta disso, decidi reunir dentro dessa postagem algumas das principais medidas que podemos tomar para nos prevenirmos desses problemas.
Os tópicos estarão divididos em uma lista numerada, mas não há ranking de qual medida tomada é melhor ou pior. Siga todas!
- JAMAIS deixe suas senhas com fácil acesso dentro de um bloco de notas, ou aplicativo fácil de ser localizado, e tente ao máximo diversificar para cada aplicativo que você utilize.
- Use um serviço que agregue suas senhas em um lugar seguro, como OnePassword, uma espécie de “cofre digital”. (Só não vá esquecer a senha desse cofre! 🤦♂️).
- Uma boa dica que complementa a anterior, é dividir essa senha entre duas pessoas de confiança. Metade com uma, e a outra metade com outra pessoa. Para caso você venha a falecer.
- Muito cuidado com e-mails de redefinição de senha, e SEMPRE use autenticação de duas etapas.
- Não informe dados sigilosos como senha do cartão, de serviços, ou qualquer outra coisa por meio de ligações que tenha recebido. Isso vale também para informar números de recuperação de conta que chegam no seu SMS ou e-mail, para outras pessoas que te ligaram.
- Caso seja roubado com o celular desbloqueado, tente ser o mais rápido possível para bloquear o acesso a todas as suas contas, ou até mesmo ao aparelho.
- Desative a leitura de mensagens, e-mails e outros serviços na tela bloqueada. Caso seu celular seja roubado, o bandido não poderá ver uma possível mensagem com código de recuperação de conta.
- Não adicione em seus aplicativos de geolocalização locais como “casa”, “trabalho”, entre outros. Tente ser o mais discreto possível quando se trata de geolocalização, para caso de ataques hackers.
- Isso também vale para sua lista de contatos, não deixe contatos como “mãe”, “pai”, “irmão” , “amor”, na sua lista. Isso vai facilitar bastante a vida dos criminosos na hora dos golpes.
- Procure saber sobre encriptação de discos, caso seu notebook seja roubado, ele pode ser facilmente aberto e seus dados dentro do HD serem expostos.
Esses foram os 10 principais tópicos que eu achei interessante em abordar a respeito desse tema.
Compartilhem essas informações!
Links citados:
NerdTech 65 — Autodefesa Digital
Área de Transferência 231 — Senhas.txt
MacMagazine no Ar 430 — roubo de celulares, PiP no YouTube, Nubank no Apple Pay e mais!
Minhas redes: